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Linha do Horizonte 1

 

Editorial

Linha do Horizonte é uma publicação que tem como objectivo principal estabelecer um lugar de discussão de assuntos relacionados com o Desenho, a Comunicação Visual, a imagem visual, a representação gráfica e os problemas da concepção gráfica.

Como processo cognitivo e criativo eminentemente visual, e assim específico de um modo de pensar próprio, o Desenho participando do entendimento teórico do arquitectar, é sobretudo um instrumento de concepção, que integrando a geometria e partilhando com os sistemas computorizados tudo o que refere ao registo, análise e processamento personalizado da realidade, estabelece o lugar da concepção Arquitectónica e Projectual.

Desenhar é uma maneira de exprimir e comunicar ideias, intenções e sentimentos e é uma acção cujo resultado produz um objecto comunicante.

Por outro lado, ao registar pelo gesto e de uma maneira directa a identidade de quem faz, e de uma maneira indirecta através das intenções com que é feito a sua conceptualidade e subjectividade, tem o poder de desencadear, no observador, sensações, percepções, emoções ou ideias.

Um desenho é constituído por marcas que são o vestígio do movimento do gesto do corpo, através da mão, deixadas sobre uma superfície mais ou menos lisa, e que tem uma relação de produção directa com quem faz.

Como comunicação fundamentalmente diferente da comunicação verbal, tudo o que possa ser dito para explicar um desenho é sempre lateral, é sempre incompleto.

Desenhar é um registo directo da percepção visual e uma investigação da realidade visual percebida, feita “quase” ao mesmo tempo que a própria percepção visual.  É uma forma específica de comunicação que contorna a verbalização.

Desenhar mobiliza numa linguagem visual a inteligência conceptual bem como a sensibilidade de uma maneira que cria processos comunicativos que integrando o pensamento lógico/dedutivo se expande também para as áreas do pensamento sensível e intuitivo.


Índice

• No Mundo dos Objectos - Armando Jorge Caseirão

• Do Pensamento Visual - Manuel Couceiro da Costa

• O Desenho como (suporte dos) Métodos de Projecto - Rui Barreiros Duarte

• O Olho Pensante: Metáforas da Imaginação - Maria João Durão

• Ser Humano/ Desenho: A Massa Cinzenta da Concepção em Arquitectura - Maria Eduarda Lobato de Faria

• As Imagens da Computação Gráfica e a Gramática da Realização Cinematográfica - Carlos Manuel de Almeida Figueiredo

• Transparência e Desmaterialização: Ambientes para a Contemporaneidade - Ana Santos Guerreiro

• Um Olhar-Possível sob a Chama que Tremeluz. Desenho de Visões do Claro e do Obscuro - Pedro António Janeiro

• Um Olhar Sobre o Pensamento Gráfico no Ocidente e no Oriente - Mário Say Ming Kong

• Geometria Fractal e Arquitectura - António Pedro Lima

• Laser Scanning 3D: Nuvens de Pontos como Documentação Primária do Património. O Caso da Torre do castelo de Mota del Marqués em Valladolid - Luís Miguel Cotrim Mateus, Juan José Fernandéz Martin, José Martinez Rúbio, Jesús San José Alonso

• A Grande Sombra, Estudo Sobre um Tema do Sublime Arquitectónico - Susana Oliveira

• O Tempo e o Gesto - Alexandra Ai Quintas

• Sobre o Desenho Projectual na Prática do Design de Moda - Maria Helena Redondo

• O Espelho Antropomórfico - Fernando Ribeiro

• Eu Desenho, Tu Desenhas… - Ana Leonor Madeira Rodrigues