Chamada de artigos para Colóquio e "Linha do Horizonte" nº5: "Cartografias do Olhar"

Comissão Editorial do Colóquio e "Linha do Horizonte" nº5: "Cartografias do Olhar"

Calendário e entrega dos artigos

Comissão Científica

Normas gerais de edição para a
submissão de artigos

Download

 

 

III. ORTOGRAFIA E CONVENÇÕES

1. Para todas as citações, dentro do corpo do texto ou em rodapé, devem ser usadas aspas “...” e não «...»

2. Para citações em língua estrangeira deve ser utilizado o itálico.
Ex: “Los objetos no existen como realidad empírica, sino como seres de razón.”

3. A expressão "etc.", quando no final de período, não tem ponto final.

4. Quando no final de um período houver reticências, não haverá lugar a ponto final, mas poderá existir vírgula se aquelas estiverem inseridas numa frase.

5. Na escrita de siglas, não deve colocar pontos a separar as iniciais (EUA e não E.U.A., UE e não U.E, ISCTE e não I.S.C.T.E.); pontos entre maiúsculas são usados apenas nas abreviaturas de nomes próprios de pessoas (ex. PP = Partido Popular, e P.P. = Paulo Portas). Note-se que os acrónimos não são escritos em caixa alta
(ex.ª Falintil e não FALINTIL).

6. As siglas não têm plural (PALOP e não PALOP's, ONG e não ONG’s).

7. No caso de siglas com tradução de uso corrente, deve usar-se esta e não a original (EUA e não USA, OIT e não BIT, UE e não EU, ONU e não UN, etc.).

8. Termos estrangeiros habitualmente não traduzidos, tais como marketing, software, curriculum, self, enjeu, etc., são grafados em itálico mas sem aspas (marketing, software, curriculum, self, enjeu), ou, sem itálico mas grafados à portuguesa (média ou media, selfe ou self).

9. Nomes de organizações ou instituições nacionais ou estrangeiras são escritas sem itálico, negrito, sublinhado ou aspas, apenas com a letra inicial de cada termo em maiúscula, à semelhança do que acontece com os nomes de pessoas (ex.: União Europeia, Organização Internacional do Trabalho, Presidência da República, École des Hautes Études en Sciences Sociales, etc.).

10. Por regra, evite as maiúsculas! Estas devem ser reservadas exclusivamente para nomes próprios (de pessoas, localidades, países, etc.); não antropomorfizando os conceitos, prefere-se, inclusive, grafar “estado” e não “Estado” (e obviamente “família” ou “escola” e nunca “Família” ou “Escola”).

11. A seguir a dois pontos (:) use minúsculas, mesmo quando faz parágrafo e travessão, separando, neste caso, cada item com ponto e vírgula (;).

12. Sempre que existam dúvidas ortográficas, e particularmente em matéria de hifenização em palavras compostas (ex.: cabo-verdiano e não caboverdiano, socioeconómico e não sócioeconómico, macrossocial e não macro-social, subgrupo e não sub-grupo), recomenda-se a utilização do Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, da Editorial Notícias, edição actualizada de 1997, ou posterior (é também aconselhável a utilização do Livro de Estilo do Público).

13. Aquando da utilização de aspas, deve usar-se “…” e nunca «…» ou a apóstrofe ‘…’.

13.1. A apóstrofe é usada para indicar aspas dentro de aspas “…’…’…”. Não existindo margem para
excepções.
13.2. Palavras a serem destacadas por alguma razão ou com duplo significado inseridas no corpo de texto
devem se apresentar entre aspas [“”]

14. Quando necessitar de um travessão use mesmo o travessão (e não um hífen) ou dois hífenes (--)
seguidos; o recurso a dois hífenes seguidos apenas se justifica neste caso.

15. O nome de filmes ou de livros, ou palavras em língua estrangeira serão em itálico, não com aspas [“”].

16. Nas situações em que existe referência numérica a percentagens, utilize o respectivo sinal e não a designação por extenso (25% e não 25 por cento).

17. Décadas e anos devem ser escritos sob forma numérica e não por extenso ("anos 40" e não "anos quarenta", "década de 1960" e não "década de sessenta").

18. Quando aparecem números de ordem iguais ou superiores ao milhar, usar o ponto como separador da casa dos milhares (ex.: 12.500 e não 12 500).

19. As casas decimais devem ser separadas por vírgulas (1,43); quando o número for inferior a 1 utilizar o zero antes da vírgula (0,94).

20. Quando ao longo do texto forem utilizadas as expressões de maior (>) ou menor (<), deverão estas ser grafadas em duplicado (>> ou <<).